.DESTAQUES DO SITE



.INFO
.ROMS/ISOS
.EMULADORES
.EXTRAS
.STATUS



.PUBLICIDADE

.POSTAGENS E CONTEÚDO

Titulo: Pokémon - Treinamento de EVs?!

Escrito por: Breaking Greg / Data: 22/03/15

É provável que, se você fez essa pergunta, você deve ser novo ao mundo competitivo e variado das batalhas PvP em Pokémon, ou talvez tenha jogado os títulos mais antigos e agora, conhecendo os mais novos, tenha se encontrado em maus lençóis quando jogando em Wi-Fi Battles.

Mas agora, seus problemas estão resolvidos!

No meu primeiro post, eu decidi postar sobre algo que eu conheço, e muito bem, que é Pokémon. Mas indo direto ao assunto: O que são EVs?

EVs é a abreviação de Effort Values, traduzido como Valores de Esforço. É um sistema que, num gameplay normal, seria algo quase aleatório e difícil de notar, ainda mais nas gerações mais antigas do jogo. Esses Valores são ganhos toda vez que um Pokémon ganha exp de uma batalha contra outro Pokémon (Incluindo por exp share), sendo ele selvagem ou de um treinador. Os EVs também podem ser ganhos através de vitaminas, ganhando 10 EVs por cada. Porém, após usar 10 dessas vitaminas num stat (O que quer dizer 100 de EV nesse stat), não são mais efetivas. Cada um desses EVs vão para um stat (Max. Hp, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed), dependendo do Pokémon derrotado, e a cada 4 EVs em um stat, o Pokémon que o recebeu ganha +1 ponto nesse mesmo stat no nível 100.

- Caaaaalma aí, calma aí, calma aí! Tô entendendo nada, cara!

Ok, ok, eu sei que isso é bem complicado! Eu mesmo só comecei a fazer esse tipo de treinamento ano passado, sendo que jogo a anos, depois que fui totalmente derrotado numa batalha com um amigo meu usando o emulador do Android, no Pokémon FireRed. 

Bem, tentarei explicar de outra forma!

Quando um Pokémon passa de nível, aparecem os stats dele e também alguns números dizendo o quanto ele ganhou em cada um deles, como na figura abaixo, certo?



Agora, quero que olhe pra figura abaixo, essa com treinamento de EVs:

Acho que você conseguiu notar uma diferença, assim... MONSTRUOSA, certo?
Não? Eu aproximo um pouco, não se preocupe! 



Se você não viu, recomendo ir logo a uma ótica, porque não tem como não notar. ‘-‘

Bom, o que você vê aqui é mais ou menos o efeito direto de um lvl up depois de ganhar uma grande quantidade de EVs: + 10 em Attack.  Basicamente, esses EVs fazem que seu Pokémon ganhe mais do que o normal em um stat em que você fez com que ele ganhasse os pontos, mas claro, isso tem um limite.

Um Pokémon ganha, no máximo, 510 EVs no total, e o máximo que cada stat pode ter é 255 (Na geração VI o limite mudou para 252 justamente para evitar o desperdício), porém, é mais útil colocar 252, pois esses 3 EVs a mais são desperdiçados, já que só se ganha +1 a cada 4. Por isso, uma boa distribuição é 252 em um stat, mais 252 em outro e 6 em algo a mais, como HP ou Speed. Você pode notar que 252 é divisível por 4, dando 63, e isso é o total que você ganha no level 100, mas claro, isso vai ser distribuído conforme seu Pokémon passa de nível. Então, uma boa distribuição é feita colocando um número de EVs sempre divisível por 4 que dê um número real exato, como 100 EVs, que dão +25.

- Bem, acho que entendi a parte mais matemática disso... Mas onde exatamente isso entra na gameplay do jogo?

No começo da matéria eu disse que os EVs vêm junto com a exp quando um Pokémon é derrotado, certo? Indo mais a fundo, cada Pokémon dá um número específico de EVs, em stats específicos, como por exemplo, o Machop que dá 1 EV em Attack, ou o Weezing, que dá 2 EVs em defense. Esses vão se acumulando nos stats, como eu disse, com um limite de 255 (252 na Geração VI). Então se você derrota dois Machops, você vai ter 2 EVs de attack.

Esses EVs não podem ser perdidos, à não ser pelo uso de Berries específicas que retiram alguns EVs (no Pokémon Emerald, isso também aumenta a felicidade), como a Pomeg Berry, que abaixa EVs de Hp do Pokémon que a consumir.

Um Pokémon dá no mínimo 1 EV em um stat específico, e no máximo 3, nunca variando. Um Machop SEMPRE dará UM EV em Attack e um Weezing SEMPRE dará DOIS EVS em Defense.

- De 1 a 3? Só isso? E como eu vou saber qual Pokémon dá qual EV? Existem muitos!

Existem diversas listas na internet que dizem especificamente quais EVs Pokémons dão, mas é mais fácil você procurar por rotas onde pokémons selvagens que apareçam frequentemente dêem o EV desejado. Por exemplo, no Pokémon Ruby/Saphire/Emerald, o Mt. Pyre é um ótimo lugar para conseguir EVs de Attack, pois lá aparecem Shuppets, que dão 1 EV nesse stat. Além disso, no Pokémon FireRed, EVs são facilmente conseguidos através do uso do VS. Seeker, um item que permite lutar novamente com treinadores já derrotados, permitindo um alto ganho de EVs e EXP ao mesmo tempo. Mais tarde eu posso até postar uma lista, se quiserem! =D

- Ainda parece muito demorado, não tem um jeito de ganhar mais EVs?

Sim, nas gerações mais antigas, dois, pra ser exato:

Macho Brace – Esse item pode ser encontrado em praticamente todos os jogos principais da série, e quando é segurado por um Pokémon, sua velocidade é cortada pela metade (Temporariamente, claro). Maaaaas, esse corte vale totalmente a pena: Os EVs ganhos são DOBRADOS. Em vez de ganhar apenas 1 EV, por exemplo, ganharia 2. Útil, não?

Pokérus – Bem, isso é uma doença MUITO rara que pode ser pega lutando contra pokémons selvagens. Ela é tão rara que a chance de um Pokémon aleatório da sua equipe contrair ela numa batalha selvagem é menor que a de encontrar um Pokémon Shiny (Aproximadamente 1 em 21,845 vezes, enquanto um Pokémon Shiny tem uma chance aproximadamente de 1 em 8,192 vezes). Ela, mesmo depois que seu Pokémon se cura da mesma, dobra o ganho de EVs. Fora isso, ela não tem nenhum efeito. Eu mesmo tive a sorte de um dos meus pokémons a contraír enquanto treinava. Quando ela é contraída, se você for a um Pokecentro curar seus pokémons, a enfermeira dirá que um deles pegou um vírus conhecido como Pokérus e que os infectados tem um desempenho melhorado no treinamento. Essa é a tela de status de um infectado e de um curado do Pokérus:




Note que ali fica um status, indicando o pokérus.

Agora ele está curado. O único indicador é aquele pequeno ponto do lado da pokébola, mas em outras versões do jogo pode ser um pouco diferente.

E o melhor: O Pokérus em conjunto com o Macho Brace QUADRUPLICA os EVs ganhos! Então se você fosse, por exemplo, ganhar 3 EVs após derrotar um Pokémon, você ganhará 12 EVs no lugar. 
Bem, espero ter ajudado! Planejo fazer uma matéria apenas sobre o pokérus, mas por enquanto é isso aí!

Bom treinamento a todos, obrigado por ler a minha primeira matéria e até logo!


Nick/Nome:
E-mail:



| Esque�a-me

.PARCEIROS

Free Web Hosting