.DESTAQUES DO SITE



.INFO
.ROMS/ISOS
.EMULADORES
.EXTRAS
.STATUS



.PUBLICIDADE

.POSTAGENS E CONTEÚDO

Titulo: Origem dos Jogos Eletrônicos

Escrito por: Jiin / Data: 22/02/15

Todos os joguinhos eletrônicos que conhecemos hoje e que nossos pais ou avós conhecem, teve início na década de 1960. No começo eram só simuladores, jogos simples e alguns programas de inteligência artificial, vindo somente de estudantes e acadêmicos, fazendo parte de suas pesquisas em ciência da computação. Somente depois de 1970 e 1980 que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando todo o conteúdo de jogos arcade e computadores foram apresentados ao publico geral.

Tem diversas coisas que poderiamos falar sobre as gerações e mais gerações de vídeo-games e desenvolvimento de jogos, mas vamos pular direto para 5 º geração  (32/64-bit), senão fica muito chata grande a matéria.

Início da era 32/64-bit

Tem diversas coisas que poderiamos falar sobre as gerações e mais gerações de vídeo-games e desenvolvimento de jogos, mas vamos pular direto para 5 º geração  (32/64-bit), senão fica muito chata grande a matéria.

O primeiro console de 64 foi o Atari Jaguar, lançado em 1993(mesmo acelerando a lista de origem, ainda estamos bem antes dos anos 200). Com pouco marketing e titulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da quinta geração foi o 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedores, teve vendas abatidas pelo preço alto.

A quinta geração foi mais marcada pelos jogos em 3D, como Zelda Ocarine of Time, Super Mario 64, Tomb Raider. Eu ia citar Final Fantasy, mas a p4@#* do Wikipédia já citou Final Fantasy, os novos jogos de luta foram criticados por alguns e amados por outros, como Tekken, com um novo estilo de jogo de luta, vista de outros ângulos.

Abaixo uma lista dos consoles de sucesso dessa geração:

  • Sega Saturn
  • Nintendo 64
  • Playstation

Nem preciso comentar nada sobre as horas de jogo no Playstation, com Crash, Spider Man, Tekken e Final Fantasy. E com o Nintendo 64, Mario 64, Zelda, 007, Smash Bros entre outros.

Uma pequena oberservação rapida do tópico da quinta geração, é que a Nintendo em 1998, lançou a versão colorida do Game Boy, o Game Boy Color ( Roms disponiveis aqui no site, clicando aqui), e o Game Boy Color explodiu as vendas com o Pokémon, um exemplo é meu jogo preferido de Pokémon, a versão Crystal.


Início da era dos 128-bit

Essa parte já começa nos anos 2000 e aqueles papos que o mundo ia acabar , começaram com o lançamento do Sega Dreamcast, embora o Dreamcast tivesse sido bem aceito, as vendas caíram no momento que a Sony anunciou o lançamento do Playstation 2 para 2000. Em 2001, a Sega abondonou o console e passou a dedicar-se exclusivamente à jogos.

O nosso grande Playstation 2, foi lançado em 2000, continuou o legado de sucesso do Playstation 1, nessa epoca eu queria ter um Playstation 2 antes que o mundo acabasse como diziam na televisão. Um pouco antes a Nintendo tinha apresentado o sucessor do Nintendo 64, aquele que todo mundo sempre quis pra jogar um Pokémon Colosseum ou pra fazer SUPLEX com a Ashley no Resident Evil 4, o Nintendo GameCube, a Nintendo ficou com medo da pirataria, então em vez de DVDs normais, a Nintendo utilizou mini DVD's com capacidade para 1,5GB.

Em 2001, a Microsoft entra no mercado com o seu Xbox (caixa dos x-men). Também compativel com DVD's normais,e com um disco rígido de para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exlusivos, mas geralmente recebia as melhores conversões. A Microsoft alcançou o 2º lugar com 25 milhões de unidades.

Resumindo essa 6º geração anos 2000, foi tudo que disse acima, lançamento do Nintendo DS, portátil inovador com duas telas (DS=Dual Screen), sendo a tela de baixo com função sensível ao toque, abondono do Master System e Mega Drive, lançamento do Playstation Portable (PSP), geração marcada pelo inicio de jogos violentos e com conteúdo adulto.

Curiosidades das origens!

Eu sei que a postagem ficou muito grande, mas eu fiz algo especial pro final, abaixo uma lista de alguns marcos na história dos games, confiram:

  • Spacewar, considerado o primeiro jogo eletrônico de tiro da história.
  • Odyssey 100, o primeiro videogame para ser conectado à TV.
  • Computer Space, o primeiro arcade do mundo.
  • Fairchild Channel, o primeiro videogame programável.
  • Gunfight, o primeiro a usar microprocessadores ao invés de um emaranhado de circuitos.
  • Gunfight, o primeiro arcade a ser importado pelos EUA.
  • Lunar Lander, o primeiro jogo comercial com gráficos vetoriais.
  • Dragon's Lair, o primeiro titulo a usar tecnologia de video laser.
  • TurboGrafx 16, o primeiro console a ler CD-ROM.
  • Strider, o primeiro jogo de console com oito megabits.
  • TV Boy, o primeiro console a virar portátil.
  • 3DO, o primeiro videogame 32 bits da história.
  • Atari Jaguar, o primeiro console de 64 bits do mundo.
Qualquer erro, deixem um comentário, não custa nada, pesquisei bastante pra trazer um conteúdo legal, mesmo assim achei que ficou grande, obrigado por ler até aqui.

Nick/Nome:
E-mail:



| Esque�a-me

.PARCEIROS

Free Web Hosting